Extrañitis

Uma foto de uma sala, onde estive apenas uma vez, por umas horas.

Gastón tem saudades dos pais, talvez do país, seguramente das pessoas. Sofre de extrañitis, nas suas palavras.

E eu também. Porque aquela sala veio depois de todo um fim de semana, não ali, mas noutra casa, em Alpacorral. Eu y los chicosMis chicos (ou nuestros chicos diria Gastón…diriamos todos). Um fim de semana de lareiras e guitarras, cartadas e redes de balanço, choripanespicadas, sol no telhado, estrelas no telhado, gargalhadas no telhado e em toda a parte.

Um fim de semana que selou uma amizade para mim, com aqueles chicos ternurentos, que me receberam como familia, como a familia que foram sendo uns para os outros. Que me cumprimentavam sempre com um beijinho e um abraço apertado, como se não nos víssemos há muito; que me chamavam, e chamam Reina Fili; que me acarinharam e confortaram quando a distância dos meus me pesava mais; que me ensinaram outra Argentina, a sua.

E agora esta foto do Gastón. E todos nós a responder a ela com gritos mudos de saudades, extrañandonos. E a sonhar com reencontros, a sonhar mais alto com retornos a Alpa, a brincar com comunidades hippie em Alpa para envelhecer juntos, a tentar secar o Atlântico que nos separa.

E depois o Espanhol que se mudou para aqui, a dizer-me que tenho pronuncia Argentina quando falo Espanhol; Castellano diriam os Argentinos. E Fer a dizer-me que a pronuncia não se me despega porque foi apreendida com amor,e eu a dar-lhe tanta razão, e a sentir-me orgulhosa da minha pronuncia.

Viajar, sair, dar-nos aos outros traz-nos tanto…tanto. Mas às vezes doi, uma dor baixinha, que vai e vem, e é também boa, pelo que significa. Como as pernas a doer depois do exercicio. Uma inflamação do coração: Extrañitis.

One thought on “Extrañitis

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s