Viagens de dentro para fora

Viaja comigo em Portugal

Depois de ter feito a minha viagem à troca por ecovilas, comunidades e quintas em 2016, perguntaram-me o que tinha aprendido que se pudesse aplicar à vida do dia a dia. Na altura não soube bem responder. Deixar essas vivências amadurecer nestes últimos anos ensinou-me que estar nesses espaços me pôs mais em contacto comigo mesma, com a natureza e com a nossa relação com a terra e a comida. Desde essa altura que tenho vindo a pensar como trazer de volta essa conexão e transmiti-la aos outros, num contexto de viagem mais curta e local. 

Estas escapadelas de três dias surgem como essa solução. Quero mostrar o que se faz por cá nesse sentido e conjugá-lo com a maravilha que são as nossas tradições culturais e gastronómicas. Quero apoiar e mostrar projetos que participam na regeneração dos solos e florestas, na proteção da vida selvagem e na recuperação das zonas rurais e naturais, usando o turismo de forma responsável e como uma ferramenta de educação, não só de divertimento.

Resumindo, estas serão micro viagens por Portugal que mostram o que se anda a fazer por cá em termos de

1) Conservação da natureza

2) Regeneração dos solos, produção agrícola, meios de vida alternativos

3) Turismo de natureza e turismo rural sustentáveis, ambiental  e socialmente

4) Manutenção/ regeneração/ promoção de saberes e sabores locais

Estes quatro aspectos podem estar todos presentes, ou ser apenas um deles o tema único em cada uma das saídas/viagens e estarão associados também com o objectivo de promover o bem estar físico e mental dos participantes. Viajamos cá dentro, de Portugal, com o mesmo espírito das minhas viagens lá fora. E viajamos por dentro, de nós, conhecendo e interagindo responsavelmente com o fora que nos rodeia. São viagens de dentro para fora.

Viagens

Biovilla e Moinhos de Palmela

A primeira desta micro-viagens acontecerá de 25 a 27 de Setembro. É num lugar que me é muito querido, porque por dois meses foi casa, trabalho e inspiração. Depois de voltar dessa viagem em 2016, quis continuar a aprendizagem em Portugal e foi na Biovilla que o fiz. 


Perguntas Frequentes:

  • Como é o alojamento?

O alojamento depende das comunidades/unidades de turismo rural onde fiquemos em cada viagem. Em princípio e porque estes são locais pequenos, será sempre em regime de quarto partilhado. Poderá haver a possibilidade de ficar em single, mediante pagamento de um extra, se houver quartos disponíveis. As condições de cada alojamento variam consoante o mesmo, mas serão sempre explicitadas no programa respectivo.

No contexto actual de pandemia  de COVID-19 serão sempre escolhidos alojamentos que cumpram com as normas da DGS e OMS, nomeadamente no afastamento das camas em 2 metros, higienização dos quartos e casas de banho e medidas de afastamento e higienização dos espaços comuns.

  • Como são as refeições?

A composição das refeições variará também consoante os locais onde ficarmos e os que visitarmos. No entanto, é certo que várias serão vegetarianas devido às preocupações ambientais e escolhas pessoais características destas comunidades. Considerando também o objectivo destas viagens, serão privilegiados restaurantes e pessoas que promovam o uso de ingredientes locais, produzidos com respeito pela natureza e recorrendo à gastronomia regional. 

  • As actividades são fisicamente exigentes?

Não. Todas as actividades estão pensadas para ser acessíveis a qualquer pessoa. Não são técnicas nem exigem grande preparação física. Basta apenas que goste de caminhar e actividades ao livre. As aulas de yoga, quando presentes, estão adaptadas a todos os níveis, mesmo a quem nunca practicou. 

  • Como me posso deslocar até aos lugares?

O transporte até aos alojamentos e entre actividades não está incluído na viagem. No entanto, terei sempre disponível, por um custo extra, um carro ou carrinha, dependendo das necessidades, para facilitar a chegada desde as estações de comboio ou autocarro mais perto e as deslocações entre actividades para quem não tenha veículo próprio.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s